Guia rápido para enteder seu GATO!
Este é um guia rápido para entender seu gato, vai ajudar para quem é pai de primeira viagem e previnir que seu bichinho fique doente.
ALIMENTAÇÃO
Deve sempre seguir a idade e porte do paciente.
Guardar a ração na embalagem original, em local arejado, longe do chão e do sol para conservar melhor os nutrientes.
No verso do pacote tem a quantidade diária ideal para cada peso.
Divida a quantidade em porções, os felinos gostam de comer um pouquinho com maior frequência.
Os felinos comem pelo olfato então não precisa ficar trocando de marca. A troca pode causar problemas intestinais.
Evite potes de plásticos e muito pequenos. Os gatinhos gostam de potes grandes e largos para não encostar os bigodes nas bordas
Lavar o pote de comida todos os dias!
Alguns alimentos são extremamente tóxicos, proibido: chocolate, uva, abacate, tomate, chocolate, frutas cítricas e frutas com casca e sementes.
HIDRATAÇÃO
Os felinos não são bons bebedores de água por isso são propensos a desenvolver doenças do sistema urinário.
Portanto segue algumas dicas para deixar a água mais atrativa e gostosa.
Espalhar diversos potes de água pela casa, para que ao se esbarrar ele se lembre de beber.
Os potes devem ser grandes e largos de preferencia de inox ou cerâmica para conservar o frescor da água.
Fontes de água corrente são ótimas porque lembram sua forma na natureza.
Limpar potes e fontes diariamente.
Sachê está liberado! É uma ótima fonte de hidratação, não possui sódio e não engorda. Sempre escolha aquele que na embalagem esta escrito “completo e balanceado”.
Alguns sachês vem sem muito molhinho, experimento adicionar mais água.
Marcas: Optimum, Gran Plus, ProPlan, Royal Canin,…
AREIA
Gatos são muito higiênico, gostam de esconder suas fezes e urina para não atrair predadores
A areia deve ser fina e de preferencia sem perfume. Ex: Hello Kitty, Pipi Cat.
Areia deve cobrir pelo menos 5cm da caixa.
É recomendado o número de caixas + 1 para a quantidade de gatos que há na casa.
A caixa deve ser grande e aberta para o gatinho poder se mexer confortavelmente dentro dela.
Alguns gatos podem se sentir donos da caixa de areia e brigar com os outros quando usarem, as caixas podem ficar em lugares diferentes da casa, assim cada um tem a sua.
A caixa de areia deve ser limpa frequentemente, pois se estão muito usadas os felinos evitar usar. A areia deve ser trocada pelo menos 1x ao dia.
ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL
Os felinos tem os mesmos sentidos que os humanos, tato, visão, olfato, paladar e estimular todos estes faz que eles fiquem menos entediados e mais felizes.
ARRANHADORES: devem ser grandes e altos para poderem se esticar e devem ficar em áreas comuns da casa como a sala. O ato de arranhar é uma demarcação territorial onde eles colocam seu cheiro e dizem que também fazem parte desta família.
LASER: sempre ao brincar com laser ofereça um petisco, pois como são excelentes caçadores ao não pegar a presa podem ficar frustrados.
Varinhas com penas são ótimos brinquedos para estimular o comportamento predador
COMEDOUROS INTERATIVOS: é uma forma deles ficarem ocupados e caçar seu alimento. Seja criativo, coloque rolos de papel higiênico dentro de uma caixa e coloque grãos da ração.
JARDIM: gatos são arborícolas, invista em prateleiras de parede, eles gostam e se sentem seguros olhando o mundo de cima.
Graminha como alpiste e graminha de milho ajudam contra as bolas de pelo
CatNip: existe em natura plantada e em pó que pode ser espalhados nos brinquedos, arranhadores.
OUTRAS DICAS
TELAR TODAS AS JANELAS: evita fugas, acidentes, atropelamento, brigas, envenenamento, além de evitar propagação de doença infecciosas como FIV (aids felina), FeLV (leucemia felina) e PIF (coronavírus felino).
VÔMITO: são comum mas não podem ser considerados normais, precisar pesquisar a causa.
CAIXA DE TRANSPORTE: a ideal é aquela que abre a parte de cima, para quando levar ao veterinário se for um gatinho assustado o veterinário poder avaliar dentro da caixinha sem tirar o paciente do seu porto seguro.
Lembre: a caixinha deve ser vista e fazer parte do dia a dia do gatinho, podem usar como caminha e colocar cobertinhas e até brinquedos e petiscos dentro para não associar a algo ruim!
BANHOS: não são recomendados a não ser que por indicação do médico veterinário para algum tratamento ou casos especiais como brincar no barro.
O banho pode ser prejudicial pois tira a identidade do gato, seu cheiro, e eles gastam horas se lambendo para deixar seu cheiro. Pode causar um impacto emocional, além do frio e estresse. Gatos são auto-limpantes.
ESCOVAÇÃO DENTÁRIA: deve ser realizado 1x ao dia com pasta e escova específica. Pasta C.E.T Virbac
VACINAS
Para filhotes ou felinos adultos com protocolo inicial são recomendadas 2 doses da polivalente (V4 ou V5) e uma dose única da raiva. Após isso realizar reforço anual. Não pode atrasar a vacina pois perde o efeito!
Vacina V5 só pode ser feita em caso de paciente negativos para FeLV, por isso recomenda-se realizar o exame teste rápido ou PCR.
VERMÍFUGO
Para filhotes recomendado 1x por mês até 6 meses de idade.
Quando adultos 1x a cada 3 meses para manutenção.
ANTI-PULGAS
Anti-pulgas é importante para evitar doenças infectocontagiosas transmitidas por pulgas, carrapatos e até mesmo mosquitos.
Existem diversas opções: coleira Seresto que dura 8 meses. Pipetas como Revolution ou Advocate que duram 30 dias e comprimidos como Conforts u Bravecto.
CASTRAÇÃO
A castração é recomendado a partir dos 5 meses de idade pois previne algumas doenças como câncer de mama, doenças de próstata, evita gravidez indesejada, diminui agressividade, diminui hábitos de urinar em objetos da casa, além de aumentar a expectativa de vida dos animais.
É uma cirurgia simples, é necessário realizar um exame de sangue pré-anestésico e a recuperação é muito rápida.
ENTENDA O CIO DAS GATAS:
Cio é toda vez que os hormônios estão aumentados e o animal esta apto a se reproduzir.
O cio das gatas é poliéstrico sazonal, ou seja precisa de condições ambientais como dias quentes e longos (da primavera ao verão), além de estímulos hormonais dos machos não castrados próximo as fêmeas. Pode acorrer comportamento dengoso, carência, miados altos e urina com odor forte.
O cio não é regular, pode ocorrer todo mês dependendo dos estímulos ambientais, e pode durar de 5 a 20 dias.
Portanto, é proibido aplicar injeção anti-cio, pois não vai resolver, vai dar uns dias e ela pode entrar no cio novamente, além de que estas injeções predispõem ao câncer de mama e infecção uterina.