Dermatite Atópica

A Dermatite atópica é uma alteração da barreira cutânea da pele, deixando-a mais ressecada e assim facilitanto a entrada de alérgenos do ambiente.

Trata-se de uma reação de hipersensibilidade a antígenos ambientais inalados ou absorvidos pela pele em indivíduos geneticamente predispostos.

Esta reação pode não acontecer de imediato, pode levar até 12h para que as células do organismo dos animais se sensibilizem.

Devido a alteração da pele e ressecamento as bactérias, fungos, parasitas e até mesmo substâncias químicas do exterior podem penetrar a pele e causar inflamação, infecção e principalmente coceira.

É muito comum em cães entre 3 meses e 7 anos, acometendo diversas raças como maltês, shar pei, bulldog frânces, boxer, dálmata, setter, pastor alemão, west highland white terrier.

SINAIS CLÍNICOS

Normalmente leva a coceira de leve a intensa em patas, virilhas, axilas, orelhas.

O trauma crônico de tanto se lamber ou se morder podem ocasionar lesões bacterianas ou fúngicas secundárias, sendo mais comum a Malasseziose, que causa escurecimento da pele, perda de pelo e mais coceira.

Ocorre no geral perda de pelo, crostas, escurecimento da pele, otite, conjuntivite.

Em alguns casos lábios e focinho também são acometidos.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é realizado através dos sinais clínicos e histórico do paciente.

Testes alérgicos intradérmicos e exames de citologia e de histopatológico podem ajudar a descobrir a causa de origem

É necessário descartar outras doenças alérgicas como picada de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, sarnas e hipersensibilidade alimentar.

TRATAMENTO

Infelizmente não há cura! Mas há tratamento!

É recomendado reduzir a exposição aos alérgenos através de banhos terapeuticos, suplementos orais, tratamentos de infecções secundárias e imunoterapia.

Tratamento para reposição da barreira cutânea é fundamental através de hidratantes!

Agende agora!

Se você deseja agendar um horário, entre em contato por aqui ou diretamente pelo WhatsApp!